top of page

Xixis e Cócós

22.jpg

    Ora…   vamos lá ao   cerne da   questão!

    Se até   agora falámos e   muito sobre Porquinhos da Índia, este é um tópico muito importante!

    É através do cocó que conseguimos perceber o estado de saúde do nosso Porquinho da Índia.

    Ausência de cocó é caso de urgência, pois Porquinho da Índia que não faz cocó é um Porquinho da Índia doente!

    Também é importante ter atenção ao xixi, o xixi do Porquinho da Índia não é igual ao nosso, ele pode mudar de cor conforme a saúde do Porquinho e a cor pode indicar qual o problema.

Xixi

    O Xixi do Porquinho da Índia pode variar consideravelmente a sua

aparência, ele pode ir desde o transparente amarelado o que pode ser  o comum, até uma variedade de laranjas e vermelhos escuros (muitas vezes confundido com sangue).

    Os Porquinho da Índia excretam cálcio na urina, excesso de cálcio normalmente reflete numa urina mais amarela, quase branca e espessa. Eles também secretam pigmentos normais de porfirina na urina, o que pode fazer com que a urina pareça avermelhada ou enferrujada.

    A alimentação e certos medicamentos também podem às vezes mudar a cor da urina do Porquinho da Índia. No entanto, se o Porquinho deita sangue na urina isso é caso de veterinário urgente!          Isso pode ser devido a uma infecção do trato urinário, pedras na bexiga, lodo na urina ou doença reprodutiva.

q.png
saa.png

Xixi Transparente Amarelado é o dito xixi normal, já o transparente leitoso indica presença de cálcio no entanto em porca quantidade.

 

Xixi Branco que quando seca se transforma em pó fino como Talco ou áspero como areia, indica uma grande presença de cálcio na urina pelo que é muito importante reavaliar a alimentação do Porquinho da Índia.

As areias e os cristãos de cálcio ferem a parede da bexiga e causam infecções e inflamações o que pode levar a formar cálculos.

 

Xixi Alaranjado que ao contacto com o ar vai oxidando e ficando mais escuro é o dito xixi normal. Porquinhos Jovens e saudáveis fazem assim xixi.

 

Xixi Rosa ou Avermelhado que quando seca permanece nos mesmos tons, não há que ter medo, isto acontece por causa da dieta do Porquinhos, de certeza que comeu mais tomate, beterraba, cenoura ou banana o que alterou a cor do xixi.

 

Xixi Vermelho ou com tons mais escuros, pode ser indicador de sangue. Leve o seu Porquinho da Índia ao veterinário o quanto antes!

(não, as fêmeas não têm menstruação.)

    Uma forma de ver se a urina tem sangue é deitar uma gostas de água Oxigenada, se esta efervescer é porque há sangue na urina, caso não aconteça nada, então é mesmo só urina com cor alterada.

    A Urina também oxida, muitas vezes quando olhamos para ela já está ali há algum tempo, logo a sua cor não é a que tinha ao ser expelida, para termos a certeza da cor do xixi do nosso Porquinho da Índia é importante estar atento quando ele faz, só aí é que se pode perceber a real cor dela.

ccc.png

Cócó

l.png

    Dado o seu metabolismo acelerado os Porquinhos da Índia comem muito e consequentemente fazem muitos cocós.

    O formato dos cocós difere de macho para fêmeas, a dos machos tem um formato de banana e o das fêmeas um formato oval.

    Em termos de cor deve ser uma cor escura e ter uma aparência meio húmida, brilhante quando acabam de fazer, podendo alterar de acordo com o tipo de alimento, por exemplo de comerem beterraba pode assumir a cor da mesma, voltando ao normal depois.

    Cocó pequeno ou em formato de gota, com um biquinho no final, indica desidratação ou falta da ingestão de alimentos, devemos garantir que bebem bastante água ou comem alimentos ricos em água.

d.jpg
dd.jpg

    Cocós com secreção (gosma) transparente ou esbranquiçada, pode indicar gases, deve rever a dieta do seu Porquinho, evite dar alimentos como couve, brócolos com regularidade, assim como fazer uma visita ao seu veterinário de exóticos, a acumulação de gases pode ser um caso sério.

    Terço, os Porquinhos da Índia também podem fazer cocós em cadeia, semelhantes a terços, Se o seu Porquinho da Índia está a fazer cocó assim então é preciso ter muita atenção!

    Estes cocós indicam anorexia, falta de hidratação, ou que os intestinos estão a entrar em colapso.

    Deve de ir ao veterinário de exóticos com urgência.

ddd.jpg
xxx.png

    Cocós macios e sem formato definido, podem indicar um crescimento anormal de leveduras no trato gastrointestinal, aconselha-se uma analise de fezes por parte do veterinário de exóticos para diagnostico e tratamento.

    Cocós moles, podem indicar a ingestão de algum alimento que não caiu bem ao porquinho, devemos parar a oferta de legumes durante um dois dias, fornecendo apenas feno, água e ração de forma a regularizar, caso isso não aconteça deverá levar o seu porquinho da índia ao veterinário de exóticos.

bbb.jpg
sd.png

    Cocós amontoados, podem indicar impactação intestinal.

    Impactação acontece quando os músculos não são capazes de expelir os cocós, fazendo com que eles acabem se acumulando e causando problemas no Porquinho da Índia.

    Nestes casos deve de consultar o veterinário para que este possa explicar como retirar estes cocós em situações futuras.

    Cecotrofos, os únicos cocós que esperemos que nunca sejam vistos! Aliás, nem nós nunca vimos!

    Estes são uns cocós mais para os esverdeado e com cheiro intenso que os porquinhos vão ingerir, diretamente, e que lhes vão fornecer nutrientes, aminoácidos, vitaminas, cálcio, fosforo e microminerais, este processo é muito importante para a saúde e bem estar do seu porquinho.

    Eles saem directamente do ânus para a boca dos Porquinhos, por isso não os vermos.

    No caso de uma dieta rica em carboidratos,   proteína ou açúcar, é normal que estas pequenas “bagas” comecem a não ser ingeridas pelos Porquinhos, acabando por ficar presas no pelo e sujando a zona genital do Porquinho, nestas situações é necessário reduzir  a ração e os  treats e as verduras, aumentando a ingestão de feno Timóteo.

f.png
lll.jpg

    A diarreia está geralmente relacionada com uma infecção por bactérias ou parasitas e é necessita de ser tratada com urgência, pelo que deve levar o seu porquinho o mais rapidamente possível ao seu veterinário de exóticos, pois a mesma pode levar rapidamente a casos de desidratação e morte.

bottom of page