Algumas informações básicas sobre Hamsters
Apesar de muitos pensarem que o Hamster é um roedor, na verdade ele é uma subespécie de Roedores.
Existem perto de 20 "raças" diferentes de Hamsters, no entanto apenas 5 (Hamster Sírio, Hamster Russo, Hamster Campbel, Hamster Chinês e Hamster Roborovski), são mais conhecidas pela sua domesticação.
Eles distinguem-se dos demais roedores pelas suas bolsas elásticas
que possuem entre as bochechas e os ombros, que podem duplicar
de tamanho, para que consigam guardar e transportar os alimentos.
A espectativa de vida dos Hamsters pode variar entre 1 ano
e meio a 3 anos e por serem muitos “senhores do seu nariz” são animais
solitários e não devem de viver acompanhados.
Conforme a "raça" do Hamster assim as suas características, por exemplo o Hamster Sírio é o maior que existe chegando a pesar 180gr e medir entre 15 a 17cm e logo necessita de muito mais espaço e brinquedos adequados, em comparação com o seu homologo Hamster Russo que pesa apenas 40gr mede apenas de 7 a 10cm e como tal o espaço poderá ser mais reduzido.
Os Hamsters têm muito bom olfato e é a este que recorrem para identificar as suas coisas e onde estão, por terem uma visão não muito boa, os seus bigodes ajudam a detectar os objectos à sua volta.
São animais crepusculares, no entanto em cativeiro podem também ser nocturnos, por isso toda a “diversão” passa-se durante a noite, e é nesta altura que por norma tendem a mudar e esconder os seus
brinquedos, alimentos e até a cama, para locais que achem mais seguros e onde se sentem melhor, por isso, se quando acordar o espaço dele estiver todo mudado…
É a nova decoração!