Xixis e Cócós
Ora… vamos lá ao cerne da questão!
Este é dos tópicos mais importantes!
É através do cocó que conseguimos perceber o estado de saúde do nosso coelho.
Ausência de cocó é caso de urgência, pois coelho que não faz cocó é um coelho doente!
Também é importante ter atenção ao xixi, o xixi do coelho não é igual ao nosso, ele pode mudar de cor conforme a sua dieta, assim como a saúde do coelho e a cor pode indicar qual o problema.
Xixi
O Xixi do coelho pode variar consideravelmente a sua aparência´, ele pode ir desde o amarelo pálido e comum, até uma variedade de laranjas e vermelhos escuros (muitas vezes confundido com sangue).
Os Coelhos excretam cálcio na urina, excesso de cálcio normalmente reflecte numa urina mais amarela, quase branca e espessa.
Eles também secretam pigmentos normais de porfirina na urina, o que pode fazer com que a urina pareça avermelhada ou enferrujada.
A alimentação e certos medicamentos também podem às vezes mudar a cor da urina do coelho. No entanto, se o coelho deita sangue na urina isso é caso de veterinário urgente! Isso pode ser devido a uma infecção do trato urinário, pedras na bexiga, lodo na urina ou doença reprodutiva.
Uma forma de ver se a urina tem sangue é deitar uma gostas de água Oxigenada, se esta efervescer é porque há sangue na urina, caso não aconteça nada, então é mesmo só urina com cor alterada.
A Urina também oxida, muitas vezes quando olhamos para ela já está ali há algum tempo, logo a sua cor não é a que tinha ao ser expelida, para termos a certeza da cor do xixi do nosso coelho é importante estar atento quando ele faz, só aí é que se pode perceber a real cor dela.
E agora, será que sabem qual destas duas imagens é que é a de urina com sangue?
Figura A ou figura B? Ou serão as duas?
É a figura A.
A figura B é só urina de coelho normal que oxidou ao ar
Cócó
Cocós saudáveis são cocós Dourados!
Ter um coelho com cocós dourados é ter um coelho saudável!
Um coelho com uma dieta saudável constituída maioritariamente por feno, faz cocós redondos grandes e dourados, são cocós leves que se desfazem facilmente.
Estes cocós não têm cheiro, não são “sujos”, na verdade são feno!
Cocós muito escuros, mesmo redondinhos e/ou grandes, são indicação de que a dieta do coelho está muito rica em proteína e pobre em fibra, é necessário incluir mais feno Timóteo na dieta e
reduzir os alimentos ricos em proteína, como verduras e/ou ração.
Por seu lado cocós grandes e cocós pequenos podem indicar inicio de estase gastrointestinal.
Se a digestão não estiver a ser processada correctamente os cocós são mais pequenos e é muito importante ter atenção.
Neste caso, fazer uma dieta de 24h de feno Timóteo e água é muito importante. Também se pode dar camomila, tanchagem ou malvas para ajudar a escoar.
No entanto se os cocós não normalizarem ao fim de um dia ou se diminuírem a quantidade e/ou o tamanho é importante ir ao veterinário.
Terço, os coelhos também podem fazer cocós em cadeia, semelhantes a terços, normalmente isto acontece quando o coelho está a expelir o pelo.
Enquanto que nos gatos estes expelem as bolas de pelo pela boca, nos coelhos isto não acontece, ele é expelido pelas fezes, formando terços.
É muito importante ajudar os coelhos neste ponto e escovar frequentemente de modo a que a ingestão de pelo seja a mínima possível.
Ervas como tanchagem, malvas, equinácia ou camomila, ajudam a expelir o pelo.
É necessário ter atenção a estes cocós, pois se o coelho não
conseguir expelir poderá criar obstrução e poderá ser fatal.
Cocós ovais ou em forma de ovo e grandes devem de ser motivo de atenção.
Estes cocós podem surgir devido a algum trauma ou stress que o coelho possa ter passado, ou ser uma doença bastante incomum em coelhos mas que existe e que é comummente designado de “megacólon”.
Se o cocó do seu coelho não voltar ao tamanho e forma normal é necessário consultar um veterinário de exóticos com alguma urgência.
Bolinhas duplas ou até triplas.
Por vezes em vez de termos uma bolinha redondinha, deparamo-nos com 2 bolinhas juntas, quando isso acontece é preciso ter atenção, pois indica que houve um abrandamento do intestino e que o coelho não conseguiu expelir o cocó, acabando por se juntar a outro ainda no intestino, isso resulta normalmente por stress, idade avançada ou por falta de estimulo intestinal.
Nestes casos e se continuar é importante falar como seu Veterinário.
Cecotrofos, os únicos cocós que esperemos que nunca sejam vistos!
Estes cocós moles, brilhantes, cheirosos e em forma de pequenas bolinhas todas juntas ou como muitos lhe chamam “amora”, são os Cecotrofos.
São os cocós que os coelhos comem, sim… os coelhos comem os seu próprio cocó!
Eles saem directamente do ânus para a boca dos coelhos, por isso não os vermos, na verdade estes ”cocós” são os nutrientes que não foram absorvidos pelo organismo numa primeira passagem, havendo a necessidade de os ingerir novamente, para uma total absorção por parte do organismo.
No caso de uma dieta rica em carboidratos, proteína ou açúcar, é normal que estas pequenas “bagas” comecem a não ser ingeridas pelos coelhos, acabando por ficar presas no pelo e sujando a zona genital do coelho, nestas situações é necessário reduzir a ração e os treats e as verduras, aumentando a ingestão de feno Timóteo.
Diarreia, antes demais, se o seu coelho tiver diarreia, pare tudo, ligue ao seu veterinário e vá a correr com ele para o veterinário!
Coelho com diarreia é um coelho gravemente doente!
A diarreia é sinonimo de que o coelho pode ter ingerido algo muito toxico para ele, pode ser uma infecção ou ser causado por parasitas.
É mais comum em bebés principalmente nos que têm menos de 12 semanas.
Cócós Brancos
Cocós brancos, muitas vezes as pessoas ficam assustadas pois não conseguem encontrar nada sobre cocós brancos.
Cocós brancos não são mais do que cocós que estão cobertos com xixi seco, acontece por ficarem em contacto com o xixi e quando o xixi oxida e seca ficam estes cristais brancos, parecendo que o cocó é branco.
Não há que temer!